quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sarau




O QUE É SARAU?

Um sarau  é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.




ORGANIZAÇÃO:

. ESCLARECIMENTO PARA OS ALUNOS DO QUE É O SARAU.

. ESCOLHA TEMA GERADOR COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES.

. DIVISÃO POR TURMA DO 1º AO 5º ANO, NAS ÁREAS DE ENVOLVIMENTO; DANÇA, POESIA, LIVROS, MÚSICA, ARTE, PINTURA E TEATRO.

. CADA PROFESSOR SERÁ MEDIADOR DE SUA TURMA INCENTIVANDO OS ALUNOS  A PESQUISAREM , DIALOGAREM E CRIAREM CONTEÚDOS REALCIONADOS A ÁREA DE ENVOLVIMENTO DA TURMA.



 


























Sarau

Sarau, também conhecido como Serão, na sua definição mais completa é uma festa literária noturna ou um concerto musical realizado em casas, teatros ou estabelecimentos noturnos. É um momento de encontro das grandes artes. Nesse encontro acontecem às leituras de textos literários, interpretações teatrais, declamações de poemas e apresentações musicais. O Sarau é uma forma de ligação entre o eu interior e a palavra. As pessoas que participam dessa festividade entregam-se de corpo e alma à literatura.

Um Sarau une pessoas desconhecidas a princípio, mas ligadas por gostos e desejos semelhantes. É muito bom participar deste tipo de atividade, visto que é uma forma de estar entre amigos, de desfrutar de momentos culturais relevantes e de experiências significativas. É possível proporcionar aos amigos Saraus particulares. Basta reuni-los em torno de música e
literatura que a festa está feita. Contudo o Sarau não é só uma forma de reunir pessoas, ele é, sobretudo, uma forma de interagir com a arte. Por isso é preciso saber o que se pretende ao promover um evento desses.

Um Sarau deve estabelecer conexões entre o ser exterior e o interior, já que suscita reflexão e experiências ricas. Depois de pensada a finalidade do Sarau, alguns aspectos importantes devem ser planejados. A decoração, a iluminação, as bebidas e a alimentação devem fazer parte da organização do evento. Como se trata de um evento cultural, a decoração deve estimular a criatividade, a criticidade e o artista presente em cada um. Uma decoração apropriada para um Sarau consiste na exposição de quadros, desenhos e esculturas variadas que instiguem a curiosidade e a produção. Uma iluminação apropriada a um Sarau consiste em uma meia-luz, luzes coloridas em focos diferentes ou focadas em um único ponto. Incensos são indicados para favorecer um clima de           interiorização.

A gastronomia do
evento fica por conta de aperitivos variados e leves. O intuito do evento não é a alimentação, esta é apenas um complemento. Portanto a comida não deve ser mais atrativa que o resto da festividade. Da mesma forma a bebida. Bebidas mais leves, como sucos e chás são mais apropriadas, pois bebidas alcoólicas podem gerar resultados frustrantes e desviar o objetivo do encontro.

Esse encontro literário não deve ser demasiado extenso. O organizador do Sarau deve ter o cuidado de não se transformar em um diretor de eventos. Deve proporcionar a integração do grupo através de uma dinâmica de grupo inicial, mas deixar o espaço livre para cada um se expressar e "apresentar" aquilo que considera viável para o momento. A quantidade de pessoas em um evento como este não é o fundamental. Importante é que as pessoas que estejam presentes também participem independente do número de convidados. A posição das pessoas, geralmente formando um círculo, permite que todos se olhem e interajam entre si. Obviamente isso não é conseguido com um número grande de participantes. Quem lê, a melhor disposição é em pé, no centro do círculo, para que sua voz e entonação sejam mais bem percebidas.

Os textos mais adequados não são os mais extensos, pois eles dispersam a concentração dos ouvintes. Algumas pessoas solicitam a leitura de obras já conhecidas e de produções próprias, o que fortalece as relações interpessoais. A princípio alguns se sentem envergonhados, mas o clima de receptividade favorece a interação. Um sarau é uma ótima opção alternativa de encontro entre amigos, quando produzidos em casas particulares ou um ótimo meio de troca de experiências, quando produzido em estabelecimentos culturais.
Ah, um sarau! Costumo ver o sarau como uma vontade, uma fome de poesia, música e teatro. Costumo pensar em sarau como a representação de outras possibilidades de fomento e incentivo ao conhecimento artístico. A palavra Sarau tem um quê de simbolismo muito forte, penso, o que dizer então das palavras “I sarau sertão na arte”? O que dizer do evento em si, mobilizando a população de uma cidade do interior que, na maioria das vezes, presa aos veículos midiáticos e a pensamentos pré-programados, se fez presente e viu a poesia e a música tomarem forma nos rostos e nas expressões de cada um, seja ouvindo o violão clássico do grande músico e compositor Anselmo Aragão, seja através do diálogo consigo mesmo? São, Caros leitores, tem coisas que os sentidos das palavras não abarcam, talvez nunca abarquem! O espaço, com diversas pessoas sedentas por uma alternativa em meio aos tantos outros eventos na pacata cidade se viu em festa e celebração não só do teatro, da música e da literatura, mas de um espaço compartilhado no mais íntimo de cada um dos que compareceram em tal iniciativa. Não raro, os burburinhos nas redes sociais, nas ruas e na rádio local, anunciavam desde cedo o despertar de uma consciência crítica. Com poemas pendurados em árvores e postos em praças como as famosas praças da bandeira e “praça do coreto”, os cidadãos de Nossa Senhora da Glória se viram em meio à poesia e, de fato, a poesia invadiu Glória. Os poemas tomaram vida, como por exemplo, a pedra no meio do caminho, do grande Drummond, que surgiu no meio do caminho dos transeuntes que passavam pelo “calçadão”, também contou com poemas projetados em prédios no centro da cidade, fazendo que, o mais desatento passageiro ou motorista, tivesse contato com a literatura.
Texto: Ramon Diego
















Nenhum comentário:

Postar um comentário